domingo, 7 de abril de 2013

PC-RS: Governador autoriza concurso para 700 vagas


Foi autorizado nesta quinta-feira, dia 4, pelo governador Tarso Genro, o tão esperado concurso com a oferta de 700 vagas, sendo 350 para inspetores e 350 para escrivães da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS). Com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) como organizadora e as vagas definidas, o próximo passo é a divulgação do edital, que deverá acontecer em breve.A previsão é de que 400 devem ser chamados no primeiro semestre de 2014 e mais 400 no segundo semestre, de acordo com a Secretaria de Comunicação do governo. Para concorrer, será preciso possuir formação superior em qualquer área. Será implementado em maio o Projeto de Lei 142/2012, que estabelece para os cargos escrivão e inspetor de primeira classe salário de R$2.827,28 inicialmente, podendo chegar ao longo da carreira a até R$5.117,07. Só será permitido se inscrever para um dos cargos, pois as avaliações ocorrerão de forma concomitante.
No último concurso, em 2010, realizado também pela FDRH, os concorrentes foram avaliados por meio de prova objetiva, teste físico, sindicância da vida pregressa, exame de saúde e avaliação psicológica. Os candidatos foram submetidos a questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos, abordando conhecimentos básicos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direitos Humanos, além de redação.
Os aprovados passaram pelo curso de formação com carga horária de 800 horas/aula, com caráter eliminatório. Para ser aprovado era preciso ter aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina do curso. A seleção foi válida por dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário