segunda-feira, 1 de abril de 2013

GRAU DE PARENTESCO



Parentesco
O parentesco se refere aos vínculos entre membros de uma família. Estes vínculos se organizam em linhas 
e se medem em graus. Os graus são o meio apto para a determinação da proximidade ou remoticidade nas relações de parentesco.
Há 3 tipos de linhas de parentesco:
A linha reta - São consanguíneos: há vínculos entre os descendentes e ascendentes de um progenitor comum. Ex: bisavós, avós, pais, filhos, netos, bisnetos... A linha reta é ilimitada. O grau se conta a cada geração. O filho é 1º grau, neto = 2º grau, bisneto = 3º ... 
Linha Colateral -  São os irmãos, primos, tios, sobrinhos... 
Na linha colateral, embora não descendendo um do outro, são descendentes de um tronco ancestral comum. 
O parentesco começa no 2º grau. Exemplo: 
Irmão = 2º grau; 
Tios = 3º grau; 
Sobrinhos = 3º grau; 
Sobrinho-neto = 4º grau; 
Primos = 4º grau; 
Primo-segundo = 5º grau; 
Primo-terceiro = 6º grau. 
Parentesco por afinidade: São os sogros, pais dos sogros, avós dos sogros. Os enteados e seus filhos, as noras, os genros, os cunhados (irmãos do cônjuge), tios, sobrinhos, primos e avós do cônjuge.Para calcular o grau de parentesco, podemos observar o que diz o art. 1594 do Código Civil de 2002: 
"Contam-se, na linha reta, os graus de parentesco pelo número de gerações, e, na colateral, também pelo número delas, subindo de um dos parentes até ao ascendente comum, e descendo até encontrar o outro parente." 
Vale ressaltar que a lei só reconhece o parentesco colateral até quarto grau. Daí pra frente, jurídicamente não são parentes. 
OBS: Marido e mulher não são parentes. São cônjuges.
http://www.weber-ruiz.com/parentesco.html




Contato:
E-mail: claudiafrancolopes@hotmail.com
Telefone:  (67) 8189-9019      










LIVRO "ENTENDEU DIREITO OU QUER QUE DESENHE?"


Oi Galera, esse é o primeiro livro do blog. Nele está uma coletânea dos 45 desenhos mais visualizados em 2012. Para adquiri-lo, você pode optar entre o pagamento em cartão de crédito, boleto bancário ou depósito em conta do Banco do Brasil. O valor é R$ 65,00 (com frete). Para as duas primeiras opções, clique no ícone do Pag seguro; se preferir depósito, o número da conta é:


CLAUDIA ROCHA FRANCO LOPES

BANCO DO BRASIL
AG.: 2936-X
C/C.: 39626-5



Se fizer transferência, seu nome aparece no meu extrato; se for depósito, preciso que me envie o número do documento.Não esqueça de me enviar seu endereço e o seu livro chegará pelo correio, no prazo de 5 a 7 dias úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário