segunda-feira, 7 de maio de 2012

Persistência é tudo!!


É natural para todo concursando que, ao se aproximara data da realização da prova, se sinta no extremo de suas forças. Muitos já perderam o entusiasmo, a energia, o bom humor, a paciência... o cérebro parece que está a ponto de fritar, o cansaço está no máximo, a família e os amigos já não apóiam tanto o seu empenho, pois estão carentes de atenção, existe uma pilha de folhas, arquivos no computador, gravações intermináveis que provavelmente o pouco tempo não permitirá acessá-los... Realmente este quadro derruba muitos, mas quem deseja conquistar o cargo público tão sonhado não pode desanimar. 
    Primeiro é preciso buscar força de vontade, depois encontrar a alegria da busca pelo conhecimento, vibrar, dançar, comemorar cada instituto assimilado, cada regra gramatical vencida. Avalie como você estava quando começou o estudo, com certeza você evoluiu... e muito!!
    Se preciso, faça uma parada de pelo menos um dia e recupere sua energia, seu vigor, sua alegria, sua fé, aproveite este dia para descansar muito e fazer cafuné na família.
    Uma parada estratégica, ajuda a retomar o fôlego e muitas vezes faz toda diferença. Como exemplo vivenciado por mim: em 1994, quando fui fazer a prova de datilografia (ai, me sinto pré-histórica), depois que o fiscal acenou o início da prova, o barulho de trinta máquinas batendo ao mesmo tempo era horrível, fiquei nervosa e os meus dedos acertavam os buracos entre as teclas, ou seja, produção zero. Resolvi parar, respirar fundo, ajeitar a máquina, o papel, fechei os olhos e o barulho terrível não mais me assustou... levei um ou dois minutos nesta parada, considerando uma prova de dez minutos, era um tempo considerável. Mas esta parada e recuperação de controle foram decisivos para minha classificação, pois a datilografia elevou e muito a minha colocação.
       Em 2006, enfrentei de novo vários desafios, madrugadas produtivas, filho pequeno, dona de casa, no interior, longe da família e dos cursos preparatórios, sem opção de aula virtual e... consegui!!
      Força menino!!  Vamos menina!!!  Vocês podem. Pensa: se a Claudete conseguiu, eu também consigo!!

                                                                           Abraços e bons estudos!!!     
                                                             Claudete Pessôa




Claudete Pessôa

•Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

•Professora da Escola de Administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – ESAJ (Escola dos Servidores)

•Professora de Cursos preparatórios para concursos.

•Escritora e palestrante


Oferecimento:






Nenhum comentário:

Postar um comentário